Síntese do texto de Elda Ramos
Por Ana Lúcia e Margarete Adalgisa
A busca de melhorias de qualidade na educação é compromisso dos professores responsáveis por um processo que hoje garante escola ara quase todas as crianças, em qualquer canto do país onde elas estejam. A prática docente é fundamental diante do desafio de promover mudanças estruturais e organizacionais em uma escola que cumpra a função de formar e ensinar pessoas capazes de construir a sociedade de que necessitamos e identificada por atos de justiça e igualdade.
Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola no sentido de romper com a lineiralidade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à Educação tais como o uso d televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet, entre outros.
Os computadores já fazem parte da lista de recursos utilizados pelos alunos para produzi textos, realizar pesquisas e comunicar-se com o mundo. Os processos de comunicação e as informações estão revolucionando a escola.
Resumindo um dos objetivos da Informática na Educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática, ou seja, o professor precisa usar o computador nas mais variadas atividades mesmo que elas não sejam de especial significado pedagógico voltados para a sala de aula. Desse modo o educador percebe-se um agente transformador da ação pedagógica e esta descoberta reflete-se rapidamente na elaboração de seu material didático e no planejamento de suas aulas.
Por isso é necessário, ao implantar a informática educativa, ns escolas dispor um currículo flexível, multicultural, que relacione seus conteúdos, objetivos e estratégias às questões culturais e tecnológicas, de acordo com as necessidades que ao longo da execução das atividades. Essas aulas de informática podem propiciar aos alunos a oportunidade de aprender dentro do seu próprio ritmo, permitindo ao aluno trabalhar individualmente, em dupla ou em grupo.
Partindo desse pressuposto que a (TIC) Tecnologias da Informação e Comunicação deveria ter em todas as escolas do p. Aqui em nosso município são poucas, e fizemos as nossas perguntas a uma educadora da Escola Municipal Maria Gabriela situada no bairro do Santa Rita, no município de Catu-BA a escola tem laboratório e quem tem acesso ao mesmo são os alunos, professores e diretores.ática, textos literários, observa seus ORKUT’S e Email’s...
Nem todos os que estão inseridos na escola participam de maneira voluntária.
Ainda não foi desenvolvida uma disciplina específica para a informática, já que, a LDB da respaldo para a escola criar uma, ela só está sendo utilizado extensão do que foi aprendido em sala.
Ocorreram algumas mudanças principalmente no comportamento dos envolvidos espontaneamente.