Navegar é preciso
Este video mostra que o fenômeno da internet é sem dúvida algo muito positivo, pois abre as portas para a comunicação global,dando praticidade e ao mesmo tempo oferecendo vários riscos e fazendo da internet um canal facil para vários golpes seja financeiro sequestro e ou pedofilia. Portanto é necessário ficar muito atento para correr o menor risco possível, acessar somente sites confiáveis e assim desfrutar da melhor parte que a tecnologia disponibiliza para os seus usuários.
Sabina Bárbara Abreu
Aluna da turma de sexta-feira
PROINFO-INTEGRADO
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Desafios da Internet para o professor
A Internet será ótima para os professores inquietos,atentos a novidades,que desejam atualizar-se,comunicar-se mais.Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação.Esse professor provavelmente achará a Internet muito complicada há damasiada informação disponível ou, talvez pior, irá procurar roteiros de aula prontos e já existem muitos e os copiará literalmente, para aplicá-los mecanicamente na sala de aula.O professor vai percebendo que, aos poucos, a Internet está passando de uma palavra da moda a realidade em alguns colégios e nas suas famílias. Neste próximos anos viveremos a interligação da Internet, com o cabo, com a televisão. Imagem, som texto e dados se integrarão em um vasto conjunto de possibilidades.O professor não é o "INFORMADOR",mas o coordenador do processo de ensino-aprendizagem.
Luciene, turma de sábado
Luciene, turma de sábado
O computador vai substitui o professor
O computador vai substituir o professor
A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.
Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira
A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.
Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira
O computador vai substitui o professor
O computador vai substituir o professor
A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.
Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira
A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.
Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira
INTERNET E EDUCAÇÃO
“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.
De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.
“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.
Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.
“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.
Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.
GERUZA COUTO TURMA -SEXTA-FEIRA
De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.
“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.
Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.
“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.
Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.
GERUZA COUTO TURMA -SEXTA-FEIRA
O avanço da tecnologia
Com o avanço da tecnologia grandes transformações foi acontecendo no mundo inteiro, com o advento da Internet podemos pesquisar informações, pagar contas, comprar,vender,conversar com os amigos, assistir videos e outros.E com esse avanço facilitou o trabalho de muitos brasileiros.
Luciene , turma de sábado
Luciene , turma de sábado
O computador vai substituir o professor
O COMPUTADOR VAI SUB SUTITUIR O PROFESSOR?
A informática monta um novo perfil para a relação professor-aluno.
O computador não vai substituir o professor porém é necessário acompanhar esta revolução tecnológica e saber usá-la a favor do aprendizado de forma interativa.
É preciso usar o computador para incentivar o aluno a desenvolver suas várias inteligencias seja emocional, cientifica, musical e qualquer outra.
O professor não pode ser mais simplesmente transmissor de conhecimento e sim facilitador tornando o aprender prazeroso e reciproco e a informática vai lhe dá ajuda no que se refere a construção do ser humano por completo.
Neste milênio a construção da nova escola será recíproca onde todos serão mestre e a conexão com o mundo será fascinante, colorida e de grandes aventuras.
Catu-22 de dezembro de 2010
Sabina Bárbara Abreu
A informática monta um novo perfil para a relação professor-aluno.
O computador não vai substituir o professor porém é necessário acompanhar esta revolução tecnológica e saber usá-la a favor do aprendizado de forma interativa.
É preciso usar o computador para incentivar o aluno a desenvolver suas várias inteligencias seja emocional, cientifica, musical e qualquer outra.
O professor não pode ser mais simplesmente transmissor de conhecimento e sim facilitador tornando o aprender prazeroso e reciproco e a informática vai lhe dá ajuda no que se refere a construção do ser humano por completo.
Neste milênio a construção da nova escola será recíproca onde todos serão mestre e a conexão com o mundo será fascinante, colorida e de grandes aventuras.
Catu-22 de dezembro de 2010
Sabina Bárbara Abreu
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Desejo à todos....
UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE BOAS REALIZAÇÕES.
Para quem não entende inglês siga essas instruções:
1 - Clique no "Here"
ABRAÇOS E FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO 2011
Click HERE for your Christmas card
1 - Clique no "Here"
2- Abre ao lado uma carta: clique no sêlo
3 -Vai começar o download da figura
4 -Clique na bola maior
4 -Clique na bola maior
5 -Coloque as tres bolas uma em cima da outra (a maior em baixo, etc.)
6 -Clique nas tres bolas e aguarde.
ABRAÇOS E FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO 2011
|
Profª Célia Machado
sábado, 18 de dezembro de 2010
AVISO SOBRE A CULMINÂNCIA
ATENÇÃO CURSISTAS!
A culminância para todas as turmas do curso será dia 29/12 (quarta-feira) às 13:00h no INFOCENTRO.
Obs.: Haverá o encontro normal para a turma de sexta-feira nos dias acordados 20/12 - segunda-feira e 22/12 - quarta-feira das 8:00h às 12:00h.
Assuntos abordados nos próximos encontros: produção de slides, redes sociais, cálculo de médias e elaboração de gráficos. NÃO PERCAM!
Profª Célia Machado
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Os vírus do computador
Os vírus
Os vírus são programas maliciosos desenvolvidos para infectar um sistema e realizar cópias de si mesmo para se espalhar por computadores de uma rede local ou mundial, utilizando diversos meios, como: E-mail , CD,DVD,Disquete, HD e muitos outros.
Um arquivo infectado por um vírus de computador pode ser recuperado por meio de softwares Anti-Vírus. Através deste mesmo software de proteção é possível, também, detectar um arquivo contaminado antes que o mesmo seja executado no computador.
Rita de Jesus Silva
Turma de Quarta-feira
Os vírus são programas maliciosos desenvolvidos para infectar um sistema e realizar cópias de si mesmo para se espalhar por computadores de uma rede local ou mundial, utilizando diversos meios, como: E-mail , CD,DVD,Disquete, HD e muitos outros.
Um arquivo infectado por um vírus de computador pode ser recuperado por meio de softwares Anti-Vírus. Através deste mesmo software de proteção é possível, também, detectar um arquivo contaminado antes que o mesmo seja executado no computador.
Rita de Jesus Silva
Turma de Quarta-feira
Tipos de Vírus
Tipos de Vírus
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional.
Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
Time Bomb
Os vírus do tipo “bomba de tempo” são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o “Sexta-Feira 13” e o “Michelangelo”.
Cassia São Paulo de Jesus
Turma de Quarta-Feira
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional.
Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
Time Bomb
Os vírus do tipo “bomba de tempo” são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o “Sexta-Feira 13” e o “Michelangelo”.
Cassia São Paulo de Jesus
Turma de Quarta-Feira
Worms ou vermes
WORMS ou vermes
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamado de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Ana Lúcia Santana do Espiríto Santo
Turma: Quarta-feira
Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamado de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Ana Lúcia Santana do Espiríto Santo
Turma: Quarta-feira
Hackers
Os Hackers
São dois tipos de usuários diferentes Harkers são aqueles que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por diversão ou por que encontrou fragilidades nestes sistemas. Os Crackers são verdadeiros criminosos virtuais que eles usam seus conhecimentos para extorquir pessoas através de diversos meios.
Edilza da Silva Araujo
Turma: quarta-feira
São dois tipos de usuários diferentes Harkers são aqueles que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por diversão ou por que encontrou fragilidades nestes sistemas. Os Crackers são verdadeiros criminosos virtuais que eles usam seus conhecimentos para extorquir pessoas através de diversos meios.
Edilza da Silva Araujo
Turma: quarta-feira
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Comentário sobre o texto de Andrea Cecilia Ramal" O computador vai substituir o professor"?
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática é uma das peças principais. Ela tem facilitado nossas ações . Sendo assim é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la.
Como diz RAMAL , o computador vai substituir o professor no aspecto pior que ele possui, sua pior aula, o lado repetitivo,burocrático e por vezes,até acomodado da escola, esse vão deixar para o computador. Ele saberá transformar as exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para construção do saber.
Diante desta afirmação o computador não vai substituir o professor, mas auxilia-lo em seu trabalho. Em vez do professor dar uma aula expositiva sobre os continentes, por exemplo, ele pode oferecer um desafio para turma. Que entrem na internet e descubram tudo o que puderem sobre os continentes . O professor pode pedir uma apresentação do trabalho em vários formatos : filme, Power Point,etc.É importante que o educador se sinta como uma peça participativa do processo e que a aula continua sendo dele.
O trabalho no computador não pode ser de "corta e cola ", pois assim o senso crítico do estudante não é desenvolvido e cabe ao professor ajudar o aluno adquirir esse conhecimento reflexivo que a máquina não consegue possibilitar ao educando.
Cursista Rita de Jesus Silva.
Cursista Rita de Jesus Silva.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Síntese do texto de Elda Ramos_Ana Lúcia e Margarete Adalgisa
Síntese do texto de Elda Ramos
Por Ana Lúcia e Margarete Adalgisa
A busca de melhorias de qualidade na educação é compromisso dos professores responsáveis por um processo que hoje garante escola ara quase todas as crianças, em qualquer canto do país onde elas estejam. A prática docente é fundamental diante do desafio de promover mudanças estruturais e organizacionais em uma escola que cumpra a função de formar e ensinar pessoas capazes de construir a sociedade de que necessitamos e identificada por atos de justiça e igualdade.
Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola no sentido de romper com a lineiralidade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à Educação tais como o uso d televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet, entre outros.
Os computadores já fazem parte da lista de recursos utilizados pelos alunos para produzi textos, realizar pesquisas e comunicar-se com o mundo. Os processos de comunicação e as informações estão revolucionando a escola.
Resumindo um dos objetivos da Informática na Educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática, ou seja, o professor precisa usar o computador nas mais variadas atividades mesmo que elas não sejam de especial significado pedagógico voltados para a sala de aula. Desse modo o educador percebe-se um agente transformador da ação pedagógica e esta descoberta reflete-se rapidamente na elaboração de seu material didático e no planejamento de suas aulas.
Por isso é necessário, ao implantar a informática educativa, ns escolas dispor um currículo flexível, multicultural, que relacione seus conteúdos, objetivos e estratégias às questões culturais e tecnológicas, de acordo com as necessidades que ao longo da execução das atividades. Essas aulas de informática podem propiciar aos alunos a oportunidade de aprender dentro do seu próprio ritmo, permitindo ao aluno trabalhar individualmente, em dupla ou em grupo.
Partindo desse pressuposto que a (TIC) Tecnologias da Informação e Comunicação deveria ter em todas as escolas do p. Aqui em nosso município são poucas, e fizemos as nossas perguntas a uma educadora da Escola Municipal Maria Gabriela situada no bairro do Santa Rita, no município de Catu-BA a escola tem laboratório e quem tem acesso ao mesmo são os alunos, professores e diretores.ática, textos literários, observa seus ORKUT’S e Email’s...
Nem todos os que estão inseridos na escola participam de maneira voluntária.
Ainda não foi desenvolvida uma disciplina específica para a informática, já que, a LDB da respaldo para a escola criar uma, ela só está sendo utilizado extensão do que foi aprendido em sala.
Ocorreram algumas mudanças principalmente no comportamento dos envolvidos espontaneamente.
Cursistas do Curso Proinfo Integrado
MUDAR É PRECISO!
MUDAR É PRECISO!
Noelia de Jesus Silva
O texto, O computador vai substituir o professor?, escrito por Andrea Cecília Ramal é bastante significativo para nós enquanto educadores e, também, alunos do PROINFO. Estamos nesse curso porque compreendemos a importância de agregar essas novas tecnologias aos nossos trabalhos em sala de aula.
Vários textos já questionaram o modo retrógrado como as nossas escolas têm funcionado séculos após séculos, não acompanhando a evolução dos novos tempos. Ávidos por passar conteúdos e conhecimentos cumpre-se programas, tantas vezes ignorando as reais necessidades, realidades e interesses dos alunos. Não primamos pelo prazer da descoberta do “novo”, pelas motivações que devem perpassar o construir do conhecimento entrelaçado entre o coletivo e o altamente pessoal.
Lecionamos conteúdos e, apesar de já conhecermos vários pensadores da educação que rejeitaram a idéia de que o aluno seja tratado como ser passivo no processo de ensino-aprendizagem, na prática, assim o tratamos! Quando lhe concedemos a graça de ser agente, normalmente o apontamos como um dos culpados pelo fracasso de nossos projetos, tão bem elaborados! Afinal foi ele que não se interessou, não estudou, não freqüentou as aulas, não prestou atenção, fez pouco caso, etc, etc. na prática, ainda não aprendemos a admitir nossa parcela de culpa e, se admitimos, muito pouco temos feito para remediar a situação; prova disso é como ainda ministramos nossas aulas.
Seria muito fácil dizer aqui que o professor é o responsável pelo atraso em que vive mergulhada sua prática de sala de aula (Existem por exemplo laboratório de informática em várias escolas. Então, por que ainda não fez uso desses recursos que são riquíssimos e de grande valia, para despertar nos alunos o gosto pela aprendizagem?). Sem dúvida que o professor é responsável, mas não é o único e, talvez não seja o principal. Não se pode ignorar toda a força de um sistema que investe pesado, há séculos, para que a educação não dê certo, principalmente nas escolas públicas. Continua não sendo interessante para a maioria que está no poder, que a escola seja revolucionária e realmente forme cidadão capazes de construir conhecimento, questionar e transformarr a própria realidade. Convém que os conhecimentos continuem sendo passados nas escolas de forma enlatada, cabendo a professores e alunos o papel de cumprir programas.
Consta em orçamentos estaduais e federais o alto investimentos feito com a compra de PC para as escolas públicas. Muitos desses aparelhos já estão quebrados por manuseio ou espaço s inadequados, por falta de manutenção; muitos professores não usam os laboratório de informática porque lhes falta domínio de noções básicas de informática, falta horário que lhe permita acesso a esses laboratórios; os alunos e, muitos professores, não dispõem de computadores em suas casas para acompanhar atividades ... Enfim, os laboratórios de informática nas escolas é algo que a princípio encanta, mas seu funcionamento é surreal.
O que fazer? Abrir mão desses parcos recursos que chegam até nós, e nos contentarmos com nossas aulinhas oscilando entre papel, quadro e, de vez em quando, as luzes de um retroprojetor? O mundo sempre foi colorido e em tempos pós-moderno como o nosso, é também virtual. Cabe a nós, professores comprometidos com a causa da educação, como sempre nos coube, como guerreiros que sempre fomos, continuar burlando o sistema e, apesar da precariedade dos recursos e condições de uso desses, conectar nossas salas de aula com o mundo.
Algumas janelas já começaram a ser abertas por alguns professores, em suas salas de aula e estão fazendo a diferença. Se muitos outros fizerem isto, esta diferença se tornará visível.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
O computador vai substituir o professor?
Olá moças e rapaz... kd o trabalho da aula anterior sobre o texto O computador vai substituir o professor? Ficou de ser lido, comentado e postado o comentário no blog. Estou no aguardo.
Bom estudo
Célia Machado
Bom estudo
Célia Machado
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Escola Municipal Themístocles Cezar Góes - Parte II
![]() |
Brincadeira de criança, como é bom! |
Oi gente... de novo!!!!
Agora para postar aguns momentos legais. Para esse momento selecionei algumas fotos do nosso último trabalho: A culminância do Projeto Folclore. Foi bem divertido e a garotada se divertiu bastante.
![]() |
Brincadeira Coelhinho na Toca |
![]() |
Parlendas, Adivinhas, Frases de Caminhão e Lendas |
Assinar:
Postagens (Atom)