quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

navegar é preciso

Navegar é preciso



Este video mostra que o fenômeno da internet é sem dúvida algo muito positivo, pois abre as portas para a comunicação global,dando praticidade e ao mesmo tempo oferecendo vários riscos e fazendo da internet um canal facil para vários golpes seja financeiro sequestro e ou pedofilia. Portanto é necessário ficar muito atento para correr o menor risco possível, acessar somente sites confiáveis e assim desfrutar da melhor parte que a tecnologia disponibiliza para os seus usuários.
Sabina Bárbara Abreu
Aluna da turma de sexta-feira
PROINFO-INTEGRADO

Desafios da Internet para o professor

A Internet será ótima para os professores inquietos,atentos a novidades,que desejam atualizar-se,comunicar-se mais.Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação.Esse professor provavelmente achará a Internet muito complicada há damasiada informação disponível ou, talvez pior, irá procurar roteiros de aula prontos e já existem muitos e os copiará literalmente, para aplicá-los mecanicamente na sala de aula.O professor vai percebendo que, aos poucos, a Internet está passando de uma palavra da moda a realidade em alguns colégios e nas suas famílias. Neste próximos anos viveremos a interligação da Internet, com o cabo, com a televisão. Imagem, som texto e dados se integrarão em um vasto conjunto de possibilidades.O professor não é o "INFORMADOR",mas o coordenador do processo de ensino-aprendizagem.

Luciene, turma de sábado

O computador vai substitui o professor

O computador vai substituir o professor

A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.




Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira

O computador vai substitui o professor

O computador vai substituir o professor

A escola estar mudando pois, com o perfil do aluno pesquisador e navegando na Internet o tempo todo, e adquerindo vários conhecimentos desordenados, como fica a cabeça desses alunos? Que possui conhecimentos navega mas, ainda precisa de um mediador é, ai que entra o papel do professsor mediador. Que deve estar preparados e capacitados com as novas Tics. E que possua conhecimentos sobre as Tics. Ex: os alunos chegam na sala de aula com muitas dúvidas fazem várias perguntas sobre o que viu na Internet é aí que o momento de fazer com que eles se aproprie destes conhecimentos com mais profundidade através dos debates e discussões na sala de aula , e também na produções de textos e reflexões sobre os assuntos desejado , sabemos que é comun entre todos os alunos, a possibilidade ou não de leva-los para o laboratório, se não tive na escola fazer trabalhos em grupo para Internet para pesquisar assuntos que eles gostam.
O computador nunca vai substitui o professor na minha opinião , pois ele é o mediador e protagonista da história estes conhecimentos que são adqueridos, pode ser utilizados na sala
co criatividade e ludicidade, muitos debates apresentacões cartazes seminários palestras, enfim
tudo para . O professor vai estimular os alunos a ser pesquisadores daí surgem perguntas e dúvidas
em que serão respondidas pelos professores que estaõ em sintonia e capacitados com as Tics. e com
as mudanças e tendências pedagógicas assim sendo o professor do futuro. Reflexão segundo texto
Andrea C. Ramal.




Cursista: Rita de Cássia Cardoso Silveira. Turma de sexta-feira

INTERNET E EDUCAÇÃO

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.

De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.

“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.

Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.

GERUZA COUTO TURMA -SEXTA-FEIRA

O avanço da tecnologia

Com o avanço da tecnologia grandes transformações foi acontecendo no mundo inteiro, com o advento da Internet podemos pesquisar informações, pagar contas, comprar,vender,conversar com os amigos, assistir videos e outros.E com esse avanço facilitou o trabalho de muitos brasileiros.


Luciene , turma de sábado

O computador vai substituir o professor

O COMPUTADOR VAI SUB SUTITUIR O PROFESSOR?


A informática monta um novo perfil para a relação professor-aluno.
O computador não vai substituir o professor porém é necessário acompanhar esta revolução tecnológica e saber usá-la a favor do aprendizado de forma interativa.
É preciso usar o computador para incentivar o aluno a desenvolver suas várias inteligencias seja emocional, cientifica, musical e qualquer outra.
O professor não pode ser mais simplesmente transmissor de conhecimento e sim facilitador tornando o aprender prazeroso e reciproco e a informática vai lhe dá ajuda no que se refere a construção do ser humano por completo.
Neste milênio a construção da nova escola será recíproca onde todos serão mestre e a conexão com o mundo será fascinante, colorida e de grandes aventuras.

Catu-22 de dezembro de 2010

Sabina Bárbara Abreu

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Desejo à todos....
 
            UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE BOAS REALIZAÇÕES.
 
Para quem não entende  inglês siga essas instruções:

1 - Clique no "Here" 
2- Abre ao lado uma carta: clique no sêlo
3 -Vai começar  o download da figura
4 -Clique na bola maior
5 -Coloque as tres bolas uma em cima da outra (a maior em baixo, etc.)
6 -Clique nas tres bolas e aguarde.

ABRAÇOS E FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO 2011
 

  
Click HERE for your Christmas card
 
Profª Célia Machado
 
 

sábado, 18 de dezembro de 2010

AVISO SOBRE A CULMINÂNCIA

ATENÇÃO CURSISTAS!

A culminância para todas as turmas do curso será dia 29/12 (quarta-feira) às 13:00h no INFOCENTRO.

Obs.: Haverá o encontro normal para a turma de sexta-feira nos dias acordados 20/12 - segunda-feira e 22/12 - quarta-feira das 8:00h às 12:00h.

 Assuntos abordados nos próximos encontros: produção de slides, redes sociais, cálculo de médias e elaboração de gráficos. NÃO PERCAM!


Profª Célia Machado 


















quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os vírus do computador

Os vírus

Os vírus são programas maliciosos desenvolvidos para infectar um sistema e realizar cópias de si mesmo para se espalhar por computadores de uma rede local ou mundial, utilizando diversos meios, como: E-mail , CD,DVD,Disquete, HD e muitos outros.

Um arquivo infectado por um vírus de computador pode ser recuperado por meio de softwares Anti-Vírus. Através deste mesmo software de proteção é possível, também, detectar um arquivo contaminado antes que o mesmo seja executado no computador.


Rita de Jesus Silva
Turma de Quarta-feira

Tipos de Vírus

Tipos de Vírus

Vírus de Boot

Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional.
Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.


Time Bomb

Os vírus do tipo “bomba de tempo” são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o “Sexta-Feira 13” e o “Michelangelo”.


Cassia São Paulo de Jesus
Turma de Quarta-Feira

Worms ou vermes

WORMS ou vermes

Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamado de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.



Ana Lúcia Santana do Espiríto Santo
Turma: Quarta-feira

Hackers

Os Hackers


São dois tipos de usuários diferentes Harkers são aqueles que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por diversão ou por que encontrou fragilidades nestes sistemas. Os Crackers são verdadeiros criminosos virtuais que eles usam seus conhecimentos para extorquir pessoas através de diversos meios.



Edilza da Silva Araujo
Turma: quarta-feira